segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Aceite.

ACEITAR, essa talvez seja a iniciativa mais libertadora que há para se tomar na vida. 

Aceite que por mais que doa em você uma palavra, uma atitude ou uma despedida, o outro jamais terá acesso a isso ou compartilhará na mesma medida. Seu coração tem uma impressão digital que é só sua, ninguém sente o que você sente, você não sente o sentimento de ninguém.

Aceite que qualquer relação é feita do que você sente pelo outro. Isso talvez nos faça entender o motivo de algumas pessoas permanecerem em namoros/casamentos falidos. Enquanto eu amo o outro, eu estou ali. Não importa se ele não me ama mais, é o que eu sinto que sustenta. E é assim com todo mundo. É a tal da impressão digital do coração...

Aceite que sua família jamais fará o que você queria que ela fizesse, ou agirá de acordo com os seus planos. A família desaponta, mas saiba reconhecer que ela é a única que sobrará quando nada mais fizer sentido. "Mãe é mãe" silencia qualquer mágoa e é eficaz contra dúvidas.

Aceite que os outros jamais se compadecerão totalmente das suas lamúrias. Suas quedas podem ate ser amparadas por bons amigos, mas ele vai almoçar na hora de sempre e assistir a novela, enquanto você chora até emagrecer. Isso é normal. Não espere que alguém ajoelhe com você na sua fé. Essas pessoas são como anjos da guarda, nem todo mundo tem a sorte de sentir suas presenças.

Aceite que uma música vai te remeter a uma história mal resolvida. Que ela vai te fazer lembrar do que você tentou esquecer e que ela é o portal mais seguro para o passado. Mas lembre-se, também, que ela é a cura. Tenha sua lista pessoal para chorar. É muito mais eficaz que uma boa dose de remédio para dormir. Não a culpe pelos seus efeitos. Você vai agradecê-la na hora certa.

Aceite que confiar totalmente em alguém não significa que ela nunca fará nada para te magoar. Eu confio totalmente em você, mas isso não significa que você andará na linha, não é mesmo? Mas confie, mesmo assim. E confie sabendo que você não confia 100% em ninguém. Mas é em ninguém mesmo! O máximo que chegamos é 99% e esse 1% é seguro, normal e saudável. É ele que vai sustentar seu corpo quando a mentira te boicotar.

Aceite que TODOS os sentimentos negativos que chicoteiam sua fé no próximo só te atingem se você permitir. É compreensível que a tristeza abrace forte seu corpo incrédulo, mas é vergonhoso deixá-la conduzir seus pés. Não há ninguém no mundo que possa fechar sua porta para o mundo, a menos que você dê a chave. Ninguém merece sofrer no lugar de um outro ou pagar por algo que não fez, não faça isso com ninguém. Mas também não se deixe substituir uma velha insegurança. Novas histórias só podem produzir novos livros. Plágio é crime na vida também.

Aceite que alguns dias serão péssimos. Não desconfie dos bons. De vez em quando nos enviam oportunidades muito distintas de sentir na pele o quanto a vida é maior que aquela briga de ontem ou a chateação na fila do banco. Respire a mudança, respire a segunda chance. É muito injusto que um dia maravilhoso seja alvo do seu lado negativo que sopra em você a insegurança do que virá.

Aceite coisas que você não pode mudar. Isso é FUNDAMENTAL. Aceite pessoas que nunca ouvirão seus conselhos, é um direito delas. Aceite pessoas que não conseguem penetrar no que você sente e ficam ali, no raso das suas palavras. Elas jamais vão mergulhar no seu mundo, pois não aprenderam essa habilidade. A zona abissal de todo mundo dá medo. 

Aceite pessoas que não se colocam no lugar dos outros. Talvez jamais tenham se colocado no lugar delas.

Aceite a morte como renúncia. Aceite a saudade como lembrança. Aceite a dor como prova. Aceite o amor como fé.

Mas jamais aceite uma injustiça. Jamais aceite ficar imóvel diante de algo que você pode mudar. Jamais aceite que desconstruam seu melhor lado. Jamais aceite que alguém te ensine o caminho do mal ou, pior, que te convençam da idiotice que é seguir o caminho do bem. Ninguém é idiota por acreditar no outro. O nome disso é caráter. Aceite o seu.


2 comentários:

  1. A cada dia vc escreve melhor....Delícia de leitura!PARABÉNS!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...