sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Você é animal?

Oi, oi, oi! Hoje eu vim falar de um assunto que eu me interesso muito!

VOCÊ É ANIMAL?

Quisera que fosse! Para além das respostas prontas de que, sim, somos animais da raça humana, antes fôssemos da raça maltês ou da raça labrador ou vira-latas, pois... Francamente! Ser "xingado" de animal deveria ser um elogio. São as criaturas mais adoráveis que Deus pôs nesse mundo! Diria, sua melhor criação! Eles devem ter sido uma tentativa de nos mostrar o que é dedicação sem olhar a quem, o que é um amor puro, o que é a real sensação de sentir saudade, o que são olhos que dizem tudo!

Venho em nome, especificamente, dos cães e gatos! Eu, alucinada por animais, sempre cresci acompanhada por um cachorro e devo ressaltar o quanto isso foi importante para mim! Hoje sou mãe de Lucky, um maltês preguiçoso e barrigudo de 5 anos que é meu amor! Super independente, de personalidade forte, uma figura! Já tive Princesa, uma cocker que nos deixou ano passado por conta de um câncer e Simão, um yorkishaire ESPECIALÍSSIMO na minha vida, que eu sinto muita falta, que era meu príncipe e me deixou após um atropelo acidental. As perdas sempre dóem muito e nem discuto a respeito, pois só quem passa pela dor de perder um amigo íntimo sabe o que estou falando.

Eu sou extremamente radical! NÃO CONFIO EM QUEM ME DIZ NÃO GOSTAR DE ANIMAIS! Pra mim, isso é defeito! Por conta da minha curiosidade, acompanho vários programas, como o Distrito Animal, que acompanha a ASPCA (The American Society for the Prevention of Cruelty to Animals) nos casos de crueldade com animais feitos por quem? Por nós! Absurdos e absurdos. Descasos inexplicáveis, situações constrangedoras para a nossa raça, posturas totalmente negligentes, retratos de falta de amor pelo próximo, cenas revoltantes! Não gosto de ver o que passa, mas acho importante! O trabalho deles é sensacional e fiquei muito feliz quando soube que em SP foi aprovada a construção de uma instituição que cuide judicialmente de crimes contra animais, pena que só há em SP. POR ENQUANTO, assim espero!

Eu sempre fui presenteada com meus cães. Sempre os recebi com o pedigree grampeado em suas certidões de nascimento. Depois de velha, com uma série de informações e relatos de caso, descobri a importância em adotar cães e gatos, ao invés de comprá-los, pois a compra incentiva o mercado negro de reprodução desenfreada que nós, compradores, muitas vezes nunca sabemos que existem.

Já fui em alguns abrigos e feiras de adoções e o impacto é imediato. São como órfãos, suas situações são injustas e eles são negados, muitas vezes, por serem mais velhos e não serem fofos filhotes. Alguns não os querem com a justificativa de, por terem sido resgatados de rua ou serem mais velhos, já possuem suas manias e não irão se adaptar. Como se pudéssemos escolher, na hora de ter um filho, que defeitos e qualidades serão aplicados àquele sujeito. Outros tantos, de raça, são jogados fora, sim, como lixo, pois nasceu diferente da ninhada, com uma coloração que não é interessante para a venda, ou pela orelhinha menor, ou o rabo encurtado, ou o que mais eles julgarem como defeito. Cães e gatos totalmente saudáveis são descartados pelos comerciantes, caso concordem que não fazem o perfil dos compradores. Animais que sofrem algum acidente, perdem sua mobilidade, são vistos como incapazes, inúteis e são, igualmente, mandados para sacrifícios. Quem o faz, provavelmente, não conhece Faith, a cadelinha mais famosa no mundo por sua vontade de viver e pela grande pessoa que é sua dona, uma mulher ANIMAL!

Faith nasceu entre as pessoas certas! Com apenas duas patas saudáveis, uma atrofiada e uma que não se desenvolveu, Faith tinha tudo para ser jogada na rua como um brinquedo quebrado que não serve mais. A atrofiada foi amputada aos 7 meses, não tinha utilidade nenhuma e sua dona, Jude, com o maior coração que lhe foi dado, começou, com a ajuda da manteiga de amendoin, a ensinar Faith a dar pulinhos para ter a guloseima. Com o tempo, Faith, simplesmente, aprendeu a andar sobre as duas patas traseiras de maneira espantosa e hoje é exemplo de superação para muita gente por aí! Rendeu até livro!



Me coloco sempre no lugar deles. Se por acaso, algo acontecesse comigo, eu sofresse um acidente, seria justo ter minha vida desenganada? Era assim que eu gostaria de ser tratada? Feito coisa descartável? Não, não mesmo! E a minha revolta maior é quando ouço: Mas são só cachorros! Só gatos! NÃO! São cachorros e são gatos. O "só" é que me incomoda, pois eles são muita coisa e merecem o amor que dedicariam à gente sem nem questionar.

Os chamados "criadores", pessoas que fazem da venda de animais uma profissão, elegem as fêmeas de ouro e a colocam em um ritmo de reprodução absurda e totalmente contra o ritmo saudável da natureza. A tratam como máquinas de fazer fofos filhotes e a submetem a terríveis condições de vida. Não respeitam seu tempo de recomposição, muito menos sua relação com os filhotes. O vendem feito remédio na prateleira e nós compramos, incentivando-os a fazerem mais. São os que mais descartam animais por acharem que não condizem com a ninhada, por serem diferentes. Abomináveis!

Minha tentativa com esse post é incentivar a adoção! E, ainda mais, incentivar a adoção de cães e gatos que realmente precisam de ajuda! Se você não tiver condições de abrigar algum, você pode se oferecer como lar provisório até que o animal consiga um papai ou uma mamãe que possa abrigá-lo! Ou, se também não puder tê-los em casa por diversos motivos que eu entendo, como alergia, apartamento pequeno, grana pouca, você pode fazer doações em dinheiro ou produto para abrigos ou casos específicos! Qualquer coisa já é uma glória! Há um perfil no face muito bacana para atualizá-los sobre os casos da nossa cidade, Salvador, e como ajudá-los! E é esse aqui! No twitter, sou seguidora de um perfil super esclarecedor e simpático, o Querido Cachorro, atualizado pelo amicão Luiz Augusto! Ele posta várias novidades e notícias nacionais sobre cachorros, bem como as feiras de adoções que ocorrem nas cidades por esse mundão! Segue lá!!!

Por último, mas não menos importante, quebrem o preconceito contra os gatos! Não é regra que são traiçoeiros, falsos, indignos de confiança! Muitos deles são brincalhões, carinhosos, super bobos e ótimas companhias! A chance de algum gato ser chatinho ou não quiser conversa não é absurda e tem muito cachorro anti-social por aí também, né? Não por isso não merecem um lar! Ajude-os a se tornarem sociáveis, muitas vezes são assim por falta de confiança no homem que tanto os destrata! Animais também tem traumas, sabiam?

Abram seus corações, se encham de amor, de gratidão, de compaixão! São os melhores amigos que você terá, os melhores ouvidos, a mais linda companhia, a maior das lealdades, o carinho na hora certa! Nunca vou me esquecer de um dia, que voltei chorando da escola, sentei na cama, olhos fechados, chorando muito, achando que o mundo tinha acabado quando, de repente, ouço um barulhinho lindo na minha frente. Era meu Simão, sentado a minha frente, com os olhos fixados em mim, chorando comigo. Ele não sabia o que havia, mas sentiu o sofrimento e o dividiu comigo. Raras exceções de humanos que já fizeram isso por mim!

E olha... Não sejam rigorosos quanto à raça! Vira-latas, muitas vezes, tem o sistema imunológico fortalecido, justamente por serem mestiços e pelo que passaram nas ruas. O que vai te poupar de uma série de doenças provenientes de raças legítimas que enfraquecem o cão, facilitam o surgimento de doenças de ouvido, infecção e tudo mais. Claro que não é para ignorar os de raça, heim! Só peço que confiem na conexão quando trocarem o olhar com um animal! Acreditem no sexto sentido de vocês e o levem para uma vida de amor, não importando que cor sejam, como estejam, nem de onde vieram!


ADOTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...