terça-feira, 20 de setembro de 2011

Planeta dos Macacos - A Origem



Mais um filme para nosso Blog!

Esse lance com os macacos é, praticamente, uma saga! Já teve de tudo: filmes, desenhos em quadrinhos, séries e desenhos animados. O bonitinho fotogênico aí de cima é o famoso César! Ele deve ter uns 200 anos, pois sua primeira aparição foi em 1972, a primeira versão dessa história: "A conquista do planeta dos macacos".


Depois de uma repaginada digna de Dr. Hollywood, César ainda luta contra os seres "desgraçamente" humanos (ô gente ruim!), mas não mais com o foco na ameaça atômica e o constante cotidiano de guerra que foi discutido no filme de 72, agora César se reta contra a manipulação genética dos seus amiguinhos e seus destinos como ratos de laboratório.

Sua "origem" também é modificada em relação a original. Ele não é mais filho de macacos do futuro. Sua mãe era um dos macacos de laboratório e nela, Will, o cientista da vez, injeta uma solução que ele está manipulando com a intenção de curar o Alzheimer. Só que sua mami já estava grávida quando foi parar no laboratório e acaba parindo em sua cabine, sem que ninguém saiba, logo após receber a dose do medicamento em teste.

Aí o que acontece? Ela responde super bem, sua inteligência é absurdamente aumentada e os investidores querem ver a dona chimpanzé ao vivo! Só que ao ir na cabine buscá-la, ela está extremamente nervosa e agressiva, sai matando todo mundo, quebra tudo e é exterminada com um tiro no peito por um dos seguranças do laboratório. É CLARO que o bam-bam-bam do negócio logo acha que são os efeitos colaterais do medicamento e desiste dele! Mas, na verdade, era só seu sentido materno protegendo seu bebê. Aí é que começa o sapeca iaiá!

Esse bebê é César, o protagonista do filme! Ele nasce com o seu DNA modificado, pois sua super mamãe passa para ele os componentes do remedinho milagroso! E ele vira um geek dos macacos! Aprende a linguagem dos sinais, anda de roupinha, um gentleman!

Bom... Eu não quero contar o filme todo, não é? Senão perde a graça e vocês me xingam! Mas é a partir daí que ele começa a chamar atenção das pessoas, faz uma cagada federal e é capturado! A partir daí eu deixei de assistir de maneira racional e comecei a torcer enlouquecidamente pelos macacos, vítimas de asneiras e crueldades humanas fiéis à realidade!

Eu, como sou menina, fiquei agoniada assistindo as porradas que eles tomam, justificando todas as porradas que eles davam, retada pelo fato de César ficar meio mau, magoada por ele não ter sido compreendido, me remexendo na cadeira!

Rola umas doses extras de ficção que são quase engraçadas de tão loucas, mas boa parte do filme, que eu pude identificar e que eu li nas críticas por aí sobre ele, respeita os originais e os reverencia em várias cenas e falas clássicas que são repetidas. O mais legal é que o diretor não modifica a pegada original, apenas acrescenta modernidade ao clássico, que é o que todos querem ver!

Uma curiosidade: Bem na época da estréia, foi liberado na internet um vídeo que retrata muito bem a vida desses macacos! Não sei onde foi isso, mas vi uma reportagem sobre macacos que ganharam a liberdade após 30 anos de reclusão em um laboratório sem ver a luz do dia. A cena foi filmada e, pra quem já viu o filme, vai parecer bem familiar:


E aí, gostaram? Quem já foi ver o filme, o que achou?

Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...