sábado, 16 de julho de 2011

Um obstáculo chamado amor

Hoje eu estava lendo uma matéria sobre o fenômeno da solidão nos dias atuais. Li uma série de justificativas e outras tantas soluções. Percebi que existe uma forte tendência em colocar a culpa nas mulheres, como se nós estivéssemos fazendo algo errado.

Afinal, o que mais se ouve por aí é que as meninas estão mudadas. Estão mais vazias, mais atiradas. Bebendo mais, sentindo menos. Não querem namorar, não querem compromisso. Praticam sexo.

As meninas mudaram. Concordo. Mas me parece que os corpos vazios, as posturas atiradas e o olhar descompromissado escondem mulheres que acreditam, de verdade, que essa conduta as protegerá das dores do amor. Que combatem, todo dia, um elogio, por não acreditar na veracidade das palavras, por achar que o que vem do mundo não poderá, nunca mais, atingí-las, pois, da última vez, a deixou em frangalhos.

A grama da vizinha está sempre mais verde, mais florida. A vida sentimental dos outros é sempre bem sucedida. Há várias declarações, flores, demonstrações públicas de afeto. E do nosso lado da cerca, parece que as árvores não dão frutos, que as rosas não atraem abelhas, que o fel é muito mais amargo. E por quê?

Não há motivo. Você vê os outros com os olhos que escolhe. Quantos buquês não escondem uma falha? Quantos jantares a luz de velas precedem uma traição? Quantos sorrisos não são falsos? Quantas mentiras não estão na roupagem da verdade? Eu conheço várias dramaturgias da vida real que nada protegem, a não ser um casal fadado ao fracasso, sem coragem de desmamar da relação, boicotando dois destinos por acomodarem-se em um cotidiano que satisfaz e nada mais.

As soluções, geralmente, começam a aparecer quando mudamos o modo de ver as coisas.

Não pense que depois de tantas pessoas que passaram pela sua vida, você ainda está sozinha. Pense se, de todas as pessoas, houve alguma que valia a pena? Há um motivo por estar sozinha e nem sempre é por você não ser opção para ninguém. Às vezes, as opções que surgiram para VOCÊ não te acrescentariam nada. Tenha paciência. De repente, você escolheu caminhos que a levaram para as pessoas erradas. No início, desespera. Mas, ao passar, agradeça. Você vai preferir estar com você, a estar com um bando de caras que não dão a mínima para o que tem nas mãos, como os que eu conheço por aí e por aqui, bem pertinho.

No fim, ao gostar de si, gostarão de você. Conheci alguém muito especial quando não saí para conhecer ninguém. É clichê, mas parece ser sempre assim os melhores encontros.

Eu sei o que é isso. Sei o que é ser traída, sei o que é trair. Sei o que é se arrepender, o que é esperar o arrependimento e ele não chegar. Sei o que é simplesmente esperar. Sei o que é decepcção e sei o que é decepcionar. Eu sei o que é chorar até a garganta doer. Eu sei o que é achar que nunca mais haverá alguém que o substitua. Eu sei o que é achar que tudo acabou, perder as forças para lutar, desacreditar no amor.

Eu sou a moeda inteira. Eu tenho os dois lados e é por saber que sempre haverá chances iguais de dar cara ou coroa que eu não desisto.

Agora eu também sei o que é isso. Eu sei o que é se sentir tola por ter alguém especial e achar que nunca mais teria. Eu sei, de novo, o que é amar e sei o que é ser amado. Eu sei o que é deitar no peito, eu sei o que é sentar no colo. Eu sei o que é silêncio de amor. Sei que o dia é curto demais. Sei que o tempo passa rápido. Sei o que é um beijo dar certo. Sei que é possível pensar em alguém 16 horas por dia e nas outras oito, que eu estiver dormindo, sonhar com esse alguém. Sei que para quem ama, quase perder, é doer demais, então a gente valoriza, sustenta, acalenta, cuida, cuida tanto, não é?

É possível, sim, buscar atalhos que tragam o seu amor em 3 dias. Mas nenhum atalho os fará permanecer. O caminho é árduo, dói mesmo, mas recompensa. Passará por perdas, reajustes. Não vai entender, não vai concordar. Vai conversar, insistir, pensar em desistir, persistir. Quem disse que ter um amor e conservá-lo é tão fácil quanto nos filmes de Cameron Diaz?

Aproveita que o amor é como um feitiço interminável. Não há fundo nessa garrafa, é um líquido infinito, pode se embebedar. E a cada caso, um novo raso para suas pisadas temerosas. Quem ama há de entender. Quem ama te guiará para um oceano profundo de tentativas e erros que fará tudo valer a pena no final.

"onde estará o meu amor? será que vela como eu? será que chama como eu? será que pergunta por mim? onde estará o meu amor? se a voz da noite responder onde estou eu, onde está você, estamos cá dentro de nós, sós." Chico César

4 comentários:

  1. Amei, parabéns!
    Você escreve muito bem!!
    Continue assim que sempre visitarei o seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Chorei muito...
    Me identifiquei muito...
    Amei muitoooo....
    Parabéns amiga!

    ResponderExcluir
  3. Uau! Fiquei encantada com suas palavras! Estava precisando ouvir isso... Obrigada por compartilhar seus sentimentos conosco!

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, era isso que eu precisava ler hoje. Agora. No momento em que estou vivendo. Incrivel como 'do nada' a gente se depara com cada coisa que muda nosso pensamento, renova nossas esperanças, alivia as agustias... Eu sei e sempre soube que tudo isso que vc escreveu é a mais pura verdade, mas as vezes a gente duvida, a fé fraqueja... Aí é preciso saber que mais alguém tb acredita nisso, pra reforçar a crença...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...