terça-feira, 26 de julho de 2011

Visto americano? Respira, Brasel!

Quer viajar pros EUA? Que massa, colega! Já juntou o faz-me-rir? Ótimo! Tirou passaporte? Precavida, heim? Reservou hotel, carro, passagem, malas extras? Então tá tudo QUASE CERTO! Falta o quê? O visto?


 Já começou a chorar? Pois comece.


Não quero fazer terror, aliás, que isso fique bem claro, senão cancelam meu visto antes mesmo de eu chegar em Recife! I'M NOT A TERRORIST!

Você que não tirou o visto, mas já está toda prosa para ver o Brasil bem longe de você, vá com calma. O visto já foi mais fácil de ser tirado, hoje em dia é um pesadelo! A primeira vez que o fiz foi em 2000 e eu JURO que não havia essa pôtcharía toda! Depois de sobreviver sem arrancar os cabelos, vou tentar dar um help para quem for iniciar essa saga!

Primeira coisa: Agendar sua entrevista. Vão por mim, não vá marcar no mês X achando que vai conseguir uma vaguinha serelepe para logo, logo! NÃO-VAI-ROLAR! Procure as datas com uma super antecedência em relação a sua viagem e preste atenção NAS CORES dos horários disponíveis. Quando estiverem em vermelho e com **** do lado, por exemplo 13:00****, significa que NÃO HÁ DISPONIBILIDADE PARA ENTREVISTA, apenas para "preliminares" dela, como a marcação das suas digitais. Esses horários só são viáveis para quem mora na cidade escolhida, uma vez que quem se agendar nele será convocado em outro dia, num outro horário avulso, portanto, exigindo total disponibilidade. Procure pelos horários em preto, que já estão com as entrevistas incluídas! 

Segunda coisa: Se não me engano, no próprio site de agendamento, eles vão te direcionar para uma série de regulamentos que você deverá seguir para o dia da entrevista, bem como documentos que você terá que levar. Leve TUDO que você puder que possa provar que você NÃO TEM NENHUM INTERESSE EM IR E FICAR POR LÁ! Contas de banco, comprovantes de matrícula, carteira de trabalho, o escambal! Eles EXIGEM isso na entrevista e alguns são bem escrotos, portanto vá armado! Com os documentos, é claro! Vai facilitar a emissão do seu visto!

Terceira coisa: Não sei se para todo e qualquer tipo de visto o procedimento será o mesmo, mas para mim, que estou indo a turismo, o tipo de visto é o B2 e, para tirá-lo, você precisa preencher o formulário DS-160 e é aí que o desespero toma forma! Mas depois eu volto a esse rapaz...

Quarta coisa: Esteja com seu inglês em dia. Não é porque vocês vão fazer entrevista em "Ricife" ou no "Rioa" ou em "Sampa" ou em BSB que vai rolar um português para facilitar. Quem te entrevistar será da máfia americana e não vai facilitar para que você o entenda!

Quinta coisa: Eles vão exigir fotos 5x7 no formulário que você terá que preencher ONLINE. Ou seja, digitalize sua foto para fazer o download no site. Lá eles também disponibilizam um mural de fotos certas e erradas para não errar na hora de tirá-las. Tem luz certa, foco, cor, posição da cabeça, tudo! Fique atento!

Resenha Formulário DS-160

Gentein, que babado esse formulário. Tirem um dia que vocês não podem se irritar, pois correm sérios riscos de enlouquecer preenchendo ele. Na página que precede o início do preenchimento eles já te enganam. Em inglês, dizem que você não precisa se preocupar, pois tudo que ali está escrito é automaticamente traduzido quando o mouse é descansado sobre a frase. De fato. Mas assim que você inicia o formulário, essa ferramenta desaparece e aí é você e Lord contra everybody! 

São 11 tópicos que se dividem em três milhões!  Getting Started, Personal, Address and Phone, Passport, Travel, Travel Companions, Previous U.S. Travel, U.S. Contact, Family, Work/Education/Training e Security and Background (com 5 partes). UFA!

Quando você for sentar para iniciá-lo, recomendo estar com TUDO sobre a sua vida na mão. Eles vão te perguntar sobre dados do seu passaporte, do seu visto antigo, os nomes dos seus pais, seu endereço, quem vai viajar com você, os dados do passaporte de quem vai viajar com você, o endereço de onde você vai ficar, contato de alguém ou alguma empresa dos EUA que eles possam contatar caso queiram confirmar seus dados #TENSO, contato de sua empresa/faculdade/escola aqui, o que você faz, se você já foi, se você tem parente lá e muito mais! A parte mais tensa engraçada é quando você chega no quesito Security and Background... Minha amêga, eles perguntam cada coisa sem sentido... Sem sentido não por falta de necessidade, mas por que ninguém em sã consciência de sua maldade inata vai dizer a verdade, caso as respostas sejam afirmativas!

Eles perguntam se você é biscatchy, colega. Se você diz que não, perguntam se você já se prostituiu nos últimos dez anos, se tem interesse em se prostituir para as bandas de lá. Se você já atuou em algum crime, ou seja, se você é BANDIDA! Se já participou de alguma conspiração, se é espião ou faz parte de algum grupo de sabotagem. Se você é ou já foi terrorista ou se já contribuiu ou apoiou grupos terroristas. Se você já ordenou, incitou, assistiu ou encomendou genocídios. Se você já ordenou, incitou, assistiu ou encomendou torturas e mais um monte de bizarrices!

Agora me diga aí quem é o malandrão que vai dizer sim nisso aí? Faça-me uma garapa!

Espero não ter feito ninguém desistir! Muahahahaha
Apesar da dificuldade, vai valer a pena. Viajar é uma delícia e o dólar está R$1,53 gatans! Se joguem, tomem um chá de camomila e caiam pra cima desse visto!

Kisses!




Um comentário:

  1. Enfim, vc já imprimiu o formulário para pagar no Citybank? Custa na faixa de US$180 e, sem ele, nem adianta se picar para Recílis ...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...