terça-feira, 2 de agosto de 2011

Resenha do visto!


Colegash! Retornei de Ricifi! E vou dizer a vocês... QUE CHUVA FOI ESSA BRASEL?

Fui na sexta-feira na tentativa de curtir a viagem, além de fazer o visto, mas babou! Quase não saímos, era muita água, muito vento e só fez sol no ÚLTIMO DIA enquanto eu penava na fila do Consulado!

Claro que rendeu crises de riso, mas perdemos de visitar e conhecer várias coisas! Enfim, né? Coisas de viagem!

Gentchy, vim fazer a resenha do visto para "tranquilizar" (ou não) os que precisam tirar ou renovar o visto. Já digo de antemão: Separem MUTCHO dinheiro! É dinheiro para pagar o SEDEX que devolve seu passaporte com o VISA, é dinheiro para o consulado, para o formulário, para tudo! Minha tia calculou, com as passagens, algo em torno de mil reais! Dói, né? Pois é!

Uma dica para quando vocês forem (acreditem, é uma dica que eu gostaria que não fosse verdade) é: Tente ir na sua melhor apresentação! Vá arrumadinho, penteadinho, de roupinha fechada, com cara de rycoh! Presenciamos uma moça que foi tirar o visto com uma amiga loira. Tudo igual, trabalham no mesmo lugar, tem o mesmo cargo e renda, mas só a loirinha conseguiu. A moça que foi negada acusou o consulado de preconceito e seu marido chegou a ir lá, procurando por satisfação. Em vão, claro. Já viu americano se explicar para alguém? Elas estavam diferentes visualmente? Estavam. Roupa, cabelo e, pasmem, cor de pele. Se foi preconceito, não sei, pois não estava com ela na entrevista e, claro, ela pode ter respondido algo errado e, por isso, ter sido negada. Nunca saberemos! Mas fiquem atentos a isso! Se eles acharem que você tem cara de quem não tem dinheiro para pagar a viagem ou tem cara de que vai ficar por lá, eles não vão te dar o visa!

Outra dica é: CHEGUEM CEDO! A minha entrevista estava marcada para 13h30 e eu cheguei 11h40! Fiquei em quinto lugar na fila e os funcionários só foram conferir meus documentos 13h! Ou seja, esse tempo todo em pé para não perder o lugar. Quando abriram a porta, colocaram umas 10 ou mais pessoas preferenciais na minha frente! Portanto, fiquei em 15º, por aí! Depois de 4 horas de espera, fui entrevistada por MENOS DE CINCO MINUTOS só às 14h30! Imagine se eu não tivesse chegado quase duas horas antes!

Outra dica: As fotos 5x7 são imprescindíveis e eles são exigentes! Vi muita gente sair correndo para tirar a foto correta nos padrões exigidos! Portanto, sigam corretamente os mandamentos do formulário e livre-se de dores de cabeça em cima da hora!

Outra dica: Não vá sozinho! Peça alguém para te acompanhar, pois não permitem NENHUM APARELHO ELETRÔNICO lá dentro! Portanto, terá que deixar suas coisas com alguém. Isso inclui celular, iPad, tablet, notebook, laptop, rádio, cabo USB, pendrive, fone de ouvido... A lista é enorme! Existe um posto que tem um guarda-volume caso você não possa ir com ninguém, mas ele cobra para isso! Caso seja detectado, você voltará da primeira revista direto para o fundo da fila! É a treva total!

Vócê qué non fala english, non se worry! Os fofonildos, apesar de americanos, falam português com nozes! Sensacional, né? Achei respeitador, gostei mesmo!

Não me pediram absolutamente NADA de documentação na entrevista, muito menos a papelada que levei comprovando meu curso superior, minha carteira de motorista, de trabalho, para mostrar que não tinha interesse de ficar por lá! MESMO ASSIM não se arrisque e leve tudón!

E depois de milênios esperando, segue a entrevista:

- Ói Isadórua, tudo bón?
- Tudo :) (cara de paisagem)
- Entán, vou pruecisar das suas digithais, okay? Pruimeiruo os quatruo deduos da món esquerda, depoish a dirueita e, por fim, osh polegarues!
- (Digitais, pá, piririmpompom)
- Isadórua, qual foi a últema veish que foi aos Estaduos Oniduos?
- 2001 :) (cara de paisagem, again)
- Okay, Isadórua, seu vishto foi apruovaduo, boa viagem!
- O.o (cara de "só isso?")
- Tiriri tiriri tiriri (saída saltitante do consulado)

JURO que foi só isso! HAHAHAHA E eu feliz da vida por ter conseguido!



Um comentário:

  1. Isa, que aventura, hein?
    Que bom que foi fácil pra vc,quer dizer, que bom que a entrevista foi rápida e deu tudo certo.
    agora que vc conseguiu o visto, já posso preparar minha listinha de encomendas, né? he he
    Coisa pouca, viu?

    beijos e parabéns!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...